quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O primeiro prato a gente nunca esquece...



Casar ou não casar? Eis a questão! Não... Para mim essa decisão não é uma questão, mas algo que nasce do sentimento de amar e ser amado. De sentir-se bem ao lado da pessoa que você quer a todo o momento. É aquela vontade que você nunca, mas absolutamente em hipótese alguma imaginou que teria: De ter um filho com sua alma gêmea e ver vocês dois nessa pessoinha.
Se isso não bastasse, tem o querer ficar velhinho! Imagina, enrugados e reclamando de tudo. Sim, até ficar velhinhos e todo dia dormindo abraçado, sentindo aquele perfume que só o corpo dela tem. E no meio da noite a necessidade de encostar, nem que for um pedacinho do corpo. Horas bolas, e os pés dados a noite toda, tem coisa melhor? Sim tem, acordar e ver que você está ali ao meu lado.
Tá bom, agora a Mary ta aqui do meu lado com olhos vermelhos, lagrimejando e sorriso no rosto. Linda, simplesmente linda! Ela pediu para eu voltar ao foco.
No blog vamos falar um pouco do cotidiano da nossa cozinha e os protagonistas: Os pratos nada saudáveis. Claro, claro que vai ter saudável também, pois temos que fazer regime. Sabe como é! Cozinha é igual a comida e os quilinhos aparecem.
Mas vamos lá, o mês era fevereiro, o ano 2011, o cenário: duas pessoas caminhando para perder uns quilinhos. Caminhada vai, caminhada vem e a vontade de se ver ficava cada dia mais forte. Até que num dia de caminhada e devido a certo espetinho que não rolou, pois eu esqueci minha carteira em casa, sério esqueci mesmo! Ela foi para cozinha pela primeira vez.
Prato do dia? O mais básico, mas que já foi sinônimo de requinte nos grandes restaurantes franceses, porém sua origem é da culinária da Rússia. Composto de cubos de carne bovina servidos num molho de creme de leite, sim o estrogonofe.
Foi o melhor estrogonofe que já comi e o melhor veio depois. Um beijo roubado, tímido e quente, no mesmo momento ela pegou na minha mão e nunca mais soltou. Cozinhamos vários pratos juntos, que serão postados aqui no blog: Histórias na Cozinha.
Claro que não tenho a foto do estrogonofe e nem a receita original, já que foi de improviso, mas vou postar uma que gosto:

Ingredientes:
- 1 Kg de filé mignon ou miolo da alcatra
- 4 colheres (sopa) de manteiga 
- 200 g de champignon
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 cálice de conhaque 
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata (creme de leite) de leite de vaca
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- sal a gosto

Preparo
Frite a carne na manteiga e reserve, sem deixar sair o suco da carne. Em um recipiente, adicione ao creme de leite o catchup, a mostarda, sal e a farinha de trigo dissolvida no leite e reserve. Em uma panela adicione a carne e o champignon e refogue sem pressa. Adicione o molho inglês e o conhaque aquecido (flambe). Acerte o sal e por último, acrescente a mistura cremosa. Quando levantar fervura retire do fogo e sirva acompanhado de batata palha, arroz branco e salada em folhas. Não esqueça do Merlot!

Nenhum comentário:

Postar um comentário